ESPANHOL
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA O SSA 1
LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOLA
A prova de Língua Espanhola tem por objetivo axial avaliar a competência comunicativa do candidato como leitor e intérprete dessa língua e de seu valor como linguagem que age na sociedade. A competência comunicativa exigida deve manifestar-se na capacidade de, no ato de ler:
a) compreender e interpretar com correção textos de diferentes tipos e gêneros;
b) estabelecer relações adequadas entre os textos e seus contextos de produção;
c) apreender a linguagem como evento de enunciação;
d) refletir sobre a própria língua, suas funções e modos de organizar-se.
A competência comunicativa requerida manifestar-se-á em competências relativas à representação e comunicação - seja na compreensão escrita, seja na percepção da função e papel social das mensagens, seja na reflexão metalinguística ou gramatical – e em competências relativas à contextualização sociocultural da linguagem como evento de enunciação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Em relação a textos escritos em língua espanhola de notícias, informações científicas e técnicas, anúncios, avisos, cartas, convites, comentários, crônicas, entrevistas, diálogos, descrições e narrativas:
1. Quanto à representação e comunicação na compreensão escrita.
1.1 Usar o título para inferir o conteúdo do texto;
1.2 Apreender as ideias principais;
1.3 Reconhecer os detalhes que apoiam as ideias principais;
1.4 Distinguir nos textos escritos os fatos relatados das opiniões;
1.5 Apreender as ideias principais de textos opinativos;
1.6 Compreender textos escritos destinados a orientar a realização de ações e procedimentos;
1.7 Reconhecer características próprias do tipo textual.
2. Quanto à representação e comunicação e à reflexão metalinguística ou gramatical.
2.1 Reconhecer as letras e os signos ortográficos como elementos formais básicos da língua espanhola;
2.2 Identificar as convenções de acentuação de palavras;
2.3 Identificar as convenções de pontuação dos enunciados e textos;
2.4 Explicitar os efeitos de sentido que provocam os sinais de pontuação;
2.5 Reconhecer a função das partículas de relação na oração;
2.6 Reconhecer a função de marcadores e conectores;
2.7 Reconhecer relações temporais no emprego de tempos verbais (anterioridade, simultaneidade, posterioridade);
2.8 Reconhecer efeitos de sentido provocados pelo uso de determinadas palavras ou expressões;
2.9 Identificar relações de articulação e de dependência entre as palavras de um enunciado.
3. Quanto à pesquisa e compreensão.
3.1 Perceber as relações entre os parágrafos e a função dos conectores dentro da estrutura global do texto;
3.2 Estabelecer relações sintáticosemânticas entre partes de um texto (adição, oposição, explicação, conclusão, causa, consequência, condição, temporalidade e finalidade);
3.3 Identificar recursos (repetições, substituições, associações, uso de conectivos) que contribuem para a coesão e coerência do texto;
3.4 Identificar os efeitos de sentido originados pela diagramação do texto (tipo, tamanho e estilo de fontes);
3.5 Identificar e relacionar sentidos ou informações com base em figuras, fotos, ilustrações, tabelas, esquemas, gráficos, mapas e outros recursos audiovisuais.
4. Quanto à contextualização sociocultural.
4.1 Identificar o propósito comunicativo nas situações de interação comunicativa escrita;
4.2 Identificar as expressões verbais que, num determinado contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez;
4.3 Analisar as diferentes linguagens nos diversos contextos sociais.
5. Linguagem como evento de enunciação.
5.1 Reconhecer aspectos socioculturais de povos de fala espanhola;
5.2 Compreender aspectos do uso e do funcionamento da língua para refletir sobre suas relações com os efeitos de sentido pretendidos;
5.3 Referir as palavras-chave dos textos