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ESPANHOL
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA O SSA 1

 
 LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOLA

 
A prova de Língua Espanhola tem por objetivo axial avaliar a competência comunicativa do candidato como leitor e intérprete dessa língua e de seu valor como linguagem que age na sociedade. A competência comunicativa exigida deve manifestar-se na capacidade de, no ato de ler:

 
a) compreender e interpretar com correção textos de diferentes tipos e gêneros;
 
b) estabelecer relações adequadas entre os textos e seus contextos de produção;
 
c) apreender a linguagem como evento de enunciação;
 
d) refletir sobre a própria língua, suas funções e modos de organizar-se.

 
A competência comunicativa requerida manifestar-se-á em competências relativas à representação e comunicação - seja na compreensão escrita, seja na percepção da função e papel social das mensagens, seja na reflexão metalinguística ou gramatical – e em competências relativas à contextualização sociocultural da linguagem como evento de enunciação.

 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Em relação a textos escritos em língua espanhola de notícias, informações científicas e técnicas, anúncios, avisos, cartas, convites, comentários, crônicas, entrevistas, diálogos, descrições e narrativas:

 
1. Quanto à representação e comunicação na compreensão escrita.
 
1.1 Usar o título para inferir o conteúdo do texto;
 
1.2 Apreender as ideias principais;
 
1.3 Reconhecer os detalhes que apoiam as ideias principais;
 
1.4 Distinguir nos textos escritos os fatos relatados das opiniões;
 
1.5 Apreender as ideias principais de textos opinativos;
 
1.6 Compreender textos escritos destinados a orientar a realização de ações e procedimentos;
 
1.7 Reconhecer características próprias do tipo textual.
 
2. Quanto à representação e comunicação e à reflexão metalinguística ou gramatical.
 
2.1 Reconhecer as letras e os signos ortográficos como elementos formais básicos da língua espanhola;
 
2.2 Identificar as convenções de acentuação de palavras;
 
2.3 Identificar as convenções de pontuação dos enunciados e textos;
 
2.4 Explicitar os efeitos de sentido que provocam os sinais de pontuação;
 
2.5 Reconhecer a função das partículas de relação na oração;
 
2.6 Reconhecer a função de marcadores e conectores;
 
2.7 Reconhecer relações temporais no emprego de tempos verbais (anterioridade, simultaneidade, posterioridade);
 
2.8 Reconhecer efeitos de sentido provocados pelo uso de determinadas palavras ou expressões;
 
2.9 Identificar relações de articulação e de dependência entre as palavras de um enunciado.
 
3. Quanto à pesquisa e compreensão.
 
3.1 Perceber as relações entre os parágrafos e a função dos conectores dentro da estrutura global do texto;
 
3.2 Estabelecer relações sintáticosemânticas entre partes de um texto (adição, oposição, explicação, conclusão, causa, consequência, condição, temporalidade e finalidade);
 
3.3 Identificar recursos (repetições, substituições, associações, uso de conectivos) que contribuem para a coesão e coerência do texto;
 
3.4 Identificar os efeitos de sentido originados pela diagramação do texto (tipo, tamanho e estilo de fontes);
 
3.5 Identificar e relacionar sentidos ou informações com base em figuras, fotos, ilustrações, tabelas, esquemas, gráficos, mapas e outros recursos audiovisuais.
 
4. Quanto à contextualização sociocultural.
 
4.1 Identificar o propósito comunicativo nas situações de interação comunicativa escrita;
 
4.2 Identificar as expressões verbais que, num determinado contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez;
 
4.3 Analisar as diferentes linguagens nos diversos contextos sociais.
 
5. Linguagem como evento de enunciação.
 
5.1 Reconhecer aspectos socioculturais de povos de fala espanhola;
5.2 Compreender aspectos do uso e do funcionamento da língua para refletir sobre suas relações com os efeitos de sentido pretendidos;
 
5.3 Referir as palavras-chave dos textos
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