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LÍNGUA PORTUGUESA
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA O SSA 1

 LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura, compreensão e interpretação de elementos do texto – Análise de textos jornalísticos de teor informativo e/ou de divulgação científica e de anúncios publicitários, buscando identificar:
1.1 Propriedades específicas dos seus modos de organização;
1.2 Conteúdo global e atribuição coerente de título, de divisão paragráfica de um texto e de outras normas gráficas de apresentação;
1.3 Estratégias de manutenção da unidade temática do texto e de sua progressão;
1.4 Relação entre informações do texto e conhecimentos prévios;
1.5 Identificação das palavras e ideiaschave do texto;
1.6 Recursos lexicais e gramaticais da coesão do texto;
1.7 Elementos da continuidade referencial do texto: emprego de substantivos e determinantes, de pronomes e de expressões de valor temporal ou espacial;
1.8 Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico);
1.9 Identificação dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído (elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos verbais);
1.10 Reconhecimento da organização da macroestrutura semântica e das relações lógico-semânticas de articulação, como: adição, explicação, conclusão, oposição, restrição, temporalidade, finalidade, comparação, alternância, concessão etc.

2. Aspectos gramaticais e construção do texto –
2.1 Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos;
2.2 Emprego de verbos (regulares e irregulares): efeitos de sentido provocados pelo uso dos diferentes tempos e modos verbais; 2.2 Usos da língua culta: normas da concordância verbal;
2.3 Efeitos dos sinais de pontuação;
2.4 Convenções ortográficas.

3. Análise linguística e reflexão sobre a língua –
3.1 Introdução às noções de norma e de variação linguística: variação linguística em decorrência de contextos regionais e sociais;
3.2 Marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais informal), nas modalidades oral e escrita da língua;
3.3 O preconceito linguístico
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